segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tipos de redação


Existe três tipos de redação, que são: a descritiva, a narrativa e a dissertativa.

Descrição


Afinal de contas, o que é descrever?
Descrever é traduzir com palavras aquilo que se viu e/ou observou. É a representação, por meio das palavras de um objeto ou imagem.
É uma sequencia de aspectos: forma, tamanho,matriz, quantidade e etc. Equivale a um registro que se vê em uma fotografia. Pessoas, objetos ou paisagens (com todos os seus pormenores) podem ser objeto de um desenho ou pintura e, logicamente, de uma descrição.
 Consiste em fazer viver, tornar vivos e tangíveis os pormenores, situações ou pessoas. É evocar o que se vê ou sente, ou criar o que não se vê ou sente, ou criar o que não se vê, mas se percebe ou imagina. Descrever não é copiar friamente, mas enriquecer a visão do que é real ou procura-se tornar real. Saber descrever não significa enumerar muitos detalhes, mas procurar transmitir sensações fortes.
A descrição não é constituída de ação. É estática.
Na descrição, o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

CAVALO    VELOZ
subst.              adj.


 O interesse de um texto descritivo reside na impressão que tal descrição provoca em nós, e nada melhor que o substantivo- que designa o mundo do ser- e o adjetivo que designa o mundo das qualidades do ser- para produzirem enfaticamente aquela impressão que brota da fonte descritiva.
 O emissor capta  a realidade por meio de seus sentimentos e transmite, utilizando os recursos da linguagem, tal que o receptor a identifique. A  caracterização é imprescindível, daí a forte incidência  de adjetivos no texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário